A Cimenfort, fábrica de cimento em Angola, realizou no passado dia 20 de setembro de 2024 a 2a edição do Evento Portas Abertas. O encontro reuniu 35 pedreiros e outros profissionais da área da construção, oferecendo-lhes uma oportunidade única para conhecer em detalhe os produtos de cimento fabricados pela empresa, as suas técnicas de produção e aprender sobre novas práticas de aplicação.
O evento teve lugar na fábrica da Cimenfort, em Benguela, e tem como objetivo qualificar os pedreiros da comunidade local, oferecendo capacitação, treinamento prático e teórico, além de atualizações sobre as mais recentes tecnologias e inovações no uso de cimento.
A iniciativa procura não apenas aprimorar as habilidades dos profissionais, mas também fomentar o uso de técnicas modernas, contribuindo para a melhoria da qualidade das construções na região, gerando mais oportunidades de emprego para os trabalhadores locais.
O grupo de pedreiros realizou um tour completo pela cimenteira, começando pela visita às minas de calcário, onde se inicia o processo de produção do cimento. Em seguida, conheceram o laboratório e o centro de pesquisas, considerados referências nacionais no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias relacionadas ao cimento em Angola.
O tour também incluiu o centro de controlo de qualidade, responsável por garantir um produto consistente e de alto padrão. E por fim, os pedreiros tiveram a oportunidade de ver de perto as máquinas de moagem e ensacadeiras, topo de linha, importadas da Alemanha e totalmente automáticas, que integram o processo produtivo com alta eficiência e precisão.
No final da sessão, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra realizada pela direção técnica da fábrica. Durante a apresentação, foram esclarecidas dúvidas a respeito dos cimentos Bué e Kanawa, incluindo as suas aplicações, características e benefícios. Esta sessão permitiu aos pedreiros obter um entendimento mais profundo sobre os produtos e também expor os desafios do dia-a-dia nas obras.
Segundo Sebastião José do município de Lobito o evento foi um sucesso: “Gostaria de agradecer pelo convite para participar neste evento tão importante. Com o que aprendi aqui, entendo muito melhor como trabalhar de forma mais eficiente com os produtos de cimento, especialmente o Bué e o Kanawa. Agora sei como aproveitar melhor estes materiais, o que me ajuda a ter mais rentabilidade nas obras que eu realizo, além de gastar menos. Essa capacitação vai fazer uma grande diferença no meu trabalho e nas construções que eu toco pois também posso treinar os meus colegas no campo. Agradeço muito à equipa por proporcionar esta oportunidade.”
Já do departamento comervial e de vendas da Cimenfort, o Sr. Wilfried afirma: “A Cimenfort está sempre de portas abertas para a comunidade, e o nosso objetivo com esta iniciativa é fornecer as ferramentas necessárias para que todos possam prosperar ainda mais. Acreditamos que, ao compartilhar conhecimento, novas tecnologias e capacitação, estamos a ajudar a fortalecer os profissionais locais, permitindo que eles tenham maior sucesso no dia a dia. Queremos que esta parceria com a comunidade traga resultados duradouros, impulsionando o desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida de todos.”
A 2ª edição do Portas Abertas reafirma o compromisso da Cimenfort em promover o desenvolvimento do setor da construção civil em Angola, aproximando-se dos profissionais que utilizam os seus produtos no dia-a-dia, oferecendo-lhes conhecimento técnico e criando uma relação de confiança e parceria.